Slider

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sorvete Cremoso de Banana


Com vocês a nova sensação do verão: "sorvete de banana... feito só de banana"!
Quando vi essa descrição no blog da Adri, o Casa, Coisas e Sabores, fiquei com água na boca e me dei conta de que não lembrava da última vez que tomei sorvete cremoso... depois da IL os picolés de fruta viraram meus melhores amigos. 

A receita é super simples e fácil, não precisa de sorveteira, nem de ingrediente especial. 
Vamos tomar sorvete hoje? :D


Sorvete Cremoso de Banana Sem Lactose, Sem Ovos, Sem Glúten
Fonte: Casa, Coisas e Sabores, da querida Adri.

receita base
7 bananas maduras (usei nanica)
2 colheres de sopa de glucose de milho (Karo) ou mel (usei maple syrup)
suco de limão
lista de opcionais está depois da foto de preparação, logo abaixo

1. Descasque as bananas e tire todos os vestígios da casca (vejam a primeira foto do lado esquerdo abaixo). Corte em rodelas e regue com suco de limão. Leve ao freezer até congelar. Você pode colocar as rodelas em saquinhos de congelamento (como eu fiz) ou espalhá-las em uma assadeira e colocar no freezer assim, dessa forma, vai congelar mais rápido e fica mais fácil de fazer o sorvete depois (recomendo).

2. Quando a banana estiver congelada, tire do freezer e espere uns 10 minutinhos para ficar mais fácil de bater. Bata no liquidificador ou processador com as 2 colheres de sopa de mel ou glucose. Se estiver difícil de bater, espere descongelar um pouco mais. Evite colocar água, ela forma cristais de gelo depois de congelada e não queremos isso. Queremos um sorvete cremoso.

3. Depois de batido, leve para congelar novamente em um recipiente com tampa. Já congelou? Prontinho! Você já tem sorvete! 

Fácil né? :D

Já preparei a receita 2 vezes. Na primeira vez, a ansiedade em pessoa aqui quis fazer as coisas correndo. Tentei bater a banana hiper mega congelada no meu processadorzinho pequeno e adivinha? Quebrei o processador (quando eu digo que sou atrapalhada na cozinha ninguém acredita né? Tá vendo só a burrice que eu sou capaz de fazer...). Tive que passar tudo para o liquidificador e como estava ainda muito congelado precisei colocar um pouco de água. 
Na segunda vez, esperei os 10 minutinhos e bati tudo no liquidificador numa boa. Uma maravilha! 

(clique para ampliar)

Lista de Opcionais

A Adri deu umas dicas preciosas que repasso aqui para vocês.
O sorvete serve como base para outros sabores de sorvete. 

Quando for bater a banana congelada no liquidificador, coloque também:
- cacau em pó
- morangos

Após bater no liquidificador, coloque:
- pedacinhos de chocolate picado
- uvas-passas (puras ou embebidas no rum, saquê ou cachaça por algumas horas)
- cereja em calda
- nozes e outras castanhas grosseiramente picadas

Invente a sua variação!

(clique na foto para ampliar - Fonte: arquivo pessoal Heloise Finkler)

Logo que vi essa receita no blog Adri publiquei o link na fan page do blog no Facebook. A minha amiga Helô fez a receita e me mandou a foto. Vejam só que lindo que o sorvete fica logo depois de batido, super cremoso! Nem dá vontade de colocar de volta no freezer né? 

Grande Beijo!

40 comentários:

  1. fiquei a conhecer o teu cantinho apartir do falando com as batatas. Ain´da bem que vim aqui, e vou voltar mais vezes . sugestões e fotos fantásticas.

    ResponderExcluir
  2. Hummm adorei a receita. Vou testar e depois conto como ficou. Só uma dúvida: se for para colocar uva passa pq tem que deixar de molho em bebida? Não posso simplesmente acrescentar depois de ter batido a banana? Obrigda. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá saboracasa, seja bem vinda! Muito Obrigada pela visita! Bjos =)

    Oi Patricia,
    O modo como eu escrevi deu a impressão de que é obrigado colocar as uvas passas em bebida, mas não é nada disso, rsrs. Você pode fazer da maneira que quiser, não vai alterar em nada a receita.
    Eu coloquei as minhas no rum, deixei algumas horas, mas pode colocá-las sem nada também.
    Vou alterar o texto para ficar mais claro.
    Grande Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Uau!!! Que DELÍCIA!!! Adorei e parece fácil de fazer... Levei a receita para mim...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  5. Monalisa, você e sua leitora Helô arrasaram! Há muito tempo não como banana sem ser em forma de sorvete, o calor ajuda, rs. Sobre o processador, a dica é controlar o tempo de congelador (não deixar ficar superduro) ou fazer isso que você falou, deixar descongelar um pouco antes de usar. Fiquei me sentindo culpada de você ter quebrado seu aparelho, vou colocar esse adendo na receita para quem for fazer ficar ligado nisso. Um obrigada bem grande pela recomendação! Fiquei feliz de, mesmo sem querer, ter mostrado uma solução IL :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Monalisa, o teu sorvete ficou "tri" bonito e se vê que é sorvete mesmo! Já o meu, se não escrever que é sorvete... Tem mais é cara de doce, rsrs Mas é isso mesmo, acho que dá pra usar até como recheio de torta doce gelada, fica aí a sugestão pra tua criatividade... Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Irene, obrigada querida! Grande Bjo! =)

    Adri, já falei com vc por e-mail, mas repito aqui: pode parar com essa história de se sentir culpada! Eu sou estabanada e não é raro coisas do tipo acontecerem aqui em casa, kkkk. Foi total culpa minha, eu sabia que ia dar porcaria (para não dizer outra palavra... kkk), mas mesmo assim continuei a bater. Eu mereci! kkkk Grande Bjo e obrigada pela receita maravilhosa! =)

    Helô, o seu ficou mais bonito que o meu sim! Dá água na boca de olhar! Boa ideia: torta doce geladaaaaa! Outra coisa que eu não como faz tempo, viu! Obrigada pela dica, será muito bem aproveitada! Grande Bjo! =)

    ResponderExcluir
  8. Moanlisa, que sugestão fácil e gostosa!! Adorei e vou testar em breve! Depois te conto! Bjss

    ResponderExcluir
  9. Oi Monalisa
    Eu já tinha tentado fazer este sorvete, mas a receita que eu vi era apenas banana e ponto final. Conclusão: ficou um sorvete muito forte. Achei interessante que foi acrescentado a glucose e suco de limão. Me deu vontade de tentar novamente.
    Deixei um recadinho no seu e-mail.
    Beijos mil...
    Fabiola

    ResponderExcluir
  10. Monalisa,

    Testei a ameeii. Fica com a textura cremosa mesmo. Parabéns!!! A próxima vez vou dar uma incrementada.

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Oieee, tem uma receita sem lactose na minha postagem de hj..

    Se gostar fique a vontade para colocar no blog


    Ja estou seguindo..

    http://perfeitoemisturado.blogspot.com

    bjus

    ResponderExcluir
  12. Vou fazer com certeza, depois te conto.
    Meu marido tem diabets, será que posso trocar o mel por algum adoçante????

    ResponderExcluir
  13. Akemi, depois vem me contar sim, vc vai gostar! Bjosss!

    Fabiola, não fica forte não, mas é preciso gostar de banana! rsrs O bom é que vc pode incluir ingredientes e dar outro sabor, adaptando do seu jeito. Depois me conta! Bjosss!

    Patricia, que bom que vc gostou! Com esse calorzão que está fazendo, vai dar para adaptarmos de tudo quanto é forma, só tomando sorvete mesmo para aguentar esse verão. Bjosss!

    Barbara, já fui te visitar. Adorei a receita das panquecas, eu adoro, se pudesse comia todo dia de manhã! Obrigada por vir me contar! Bjosss!

    Lucy, não tenho experiências com adoçante, porém acredito que dependendo do gosto do seu marido, nem precisa adoçar. Bata primeiro o sorvete e depois peça para ele provar. Se achar que está sem açúcar, teste uma pequena parte colocando adoçante. Se vc usar bananas bem maduras, que já são naturalmente docinhas, acho difícil precisar colocar adoçante. Depois me conta! Bjosss!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela visita !!!

    Seja sempre bem vinda !
    E apareça mais vezes ok ?!

    rsrs Abraços..

    ResponderExcluir
  15. Descobri um novo produto abase de frutas para fazer sorvete sem leite/sem glutem]sem ovos /sem gelatina comprei o produto e fiz alterações na receita original,e ficou muito cremoso,pode ser feito com qualquer fruta, ainda não fiz testes com adoçante, gostaria de postar a receita aqui e possivel vai melhorar a vida de muita gente.

    ResponderExcluir
  16. Olá Mirtes, que maravilha! =)

    Me envie um e-mail com a receita e o nome do produto (se tiver fotos para mandar também seria muito legal). Meu e-mail é receitassemlactose@gmail.com

    Bjos!

    ResponderExcluir
  17. Enviei a receita e também a foto. mas esqueci de dizer, que segundo o fabricante ainda não dá para fazer com adoçante, e se alguem se intereçar em adquirir tem que avisar via email que é para fazer sorvete sem lactose para ser adicionado mais 1 grama de c.m.c. na embalagem
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Monalisa, sou de SC e minha namorada descobriu a pouco que tem IL, e na ânsia de achar algo que ela possa comer, achei teu blog, muito bom, você esta de parabéns. Essa receita ficou muito boa, eu que sou fã de banana estou adorando também, e o melhor é que pode ser feito em vários sabores.
    Ps.: estou maravilhado com suas receitas, vou fazer todas.

    Bjs

    Rildo de V. Gonçalves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rildo! Eu que te dou os parabéns por ter ido atrás de receitas para ajudar a sua namorada. Você sabe que o apoio da família (e isso inclui namorado) é fundamental, principalmente na fase de adaptação, né? Que lindo! :)
      Se vocês fizerem mais receitas voltem aqui para me contar se gostaram, ok? Muito obrigada! Beijos

      Excluir
    2. Amo receitinhas sem truques. Deu super certo. Mto grata por cpt.bjo de luz pra ti.

      Excluir
    3. Oba, Cleonice!!! Fico muito feliz de saber! Obrigada pelo seu retorno! =) Grande beijo

      Excluir
  19. Nossa essas receitas sempre são um suspiro pra mim....amo saber dessas novidades!!!

    ResponderExcluir
  20. Não é precisoadoçar,as banas quando estão bem madurinhas ficam extremamente doces,
    Faço sempre este sorvete, é delicioso

    ResponderExcluir
  21. Olá Monalisa!
    Será que se colocar junto com o sorvete de banana para congelar aquela calda de chocolate que você ensina fica bom? Fica cremoso ou duro?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Náthali! Provavelmente vai ficar duro, será necessário deixar derreter um pouquinho antes de consumir... acho que vale a pena fazer o teste. :) Beijos

      Excluir
  22. COLOCAR CHOCOLATE? MAS TEM LACTOSE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo!
      Não são todos os chocolates que contém lactose... já existe muitas opções no mercado de chocolates sem lactose. Verifique a listagem de ingredientes para conferir, alguns vem com a informação "sem lactose" no próprio rótulo, o que facilita bastante.
      Beijos

      Excluir
  23. Estava dando um passeio para ver novidades em sorvetes sem lactose e deparei com o depoimento a qual agradeço da dona Mirtes sobre a Frutani, sou o fabricante deste produto e gostaria de convida-la a um passeio pelo site www.frutani.com.br e ver as nossas receitas.
    Lodovico

    ResponderExcluir
  24. Olá todos!
    Li que o consumo de glucose de milho deve ser evitado.

    ResponderExcluir
  25. por favor meu amor, me diga quanto de limão eu uso? é tipo limonada ou o suco puro do limão sem açucar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paloma! É o suco de limão puro, pode espremer o limão direto em cima das bananas. Pode ser meio limão grande ou umas 4 colheres de sopa. Use o suficiente para envolver todas as bananas. Beijos

      Excluir
  26. Bom dia flor..
    para quem não pode usar frutas ácidas como o limão,
    poderia substituir por outro suco ou ficar sem usa-lo?
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mayara! Pode ficar sem usar, mas nesse caso é bom comer logo, senão a banana acaba escurecendo. Beijos

      Excluir
  27. que legal. vou experimentar. há tempos que eu buscava uma receita assim. grata, abração.

    ResponderExcluir
  28. Receita perfeita
    Já fiz duas vezes pra minha filha.
    Hoje fiz com cerejas. Ficou show.

    ResponderExcluir
  29. Posso fazer essa receita com morangos?
    Minha filha ama morangos, depois te conto como ficou se puder fazer a substituição

    ResponderExcluir