Slider

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Clafoutis de Physalis Sem Lactose


Olá queridos e queridas! Como vocês estão?

Vocês já provaram clafoutis? É uma delícia! É um creme assado super gostoso que fica parecendo um pudinzinho. Yummy! 

Eu sei que muitos vão estranhar a physalis então vou logo avisando: o clafoutis mais comum é feito com cerejas, e outra opção seria usar morangos. Mas você pode colocar a fruta que quiser, afinal o clafoutis será seu e de mais ninguém! =)

Fiz meia receita em potinhos individuais, mas pode ser feito em refratários maiores. Fica até mais bonito num refratário maior. Eu (para variar) fiz coisa errada, enchi demais os potinhos e adivinha: acabou vazando um pouco, por isso eles ficaram assim meio bagunçados. hehe


Clafoutis de Physalis Sem Lactose
Fonte: Ligeiramente adaptado do blog Panela de Cobre.

4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
300 ml de leite de soja
100 ml de creme de soja
5 colheres de sopa de farinha de trigo
creme vegetal para untar
physalis ou outra fruta de sua preferência (morangos, cerejas) em quantidade desejada
açúcar demerara ou cristal para polvilhar (opcional)

1. Misture os ovos, açúcar, extrato de baunilha e sal com um fouet. Incorpore a farinha, o leite de soja e creme de soja e misture até ficar homogêneo.
2. Despeje a mistura numa vasilha grande com capacidade para 2,8 litros ou divida em recipiente menores (neste caso, encha os recipientes um pouco abaixo da metade porque você ainda vai acrescentar as frutas e a mistura vai subir um pouco mais).
3. Distribua as frutas na vasilha e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos ou até ficar levemente dourado.

Polvilhe açúcar demerara ou cristal quando tirar do forno caso desejar. Sirva morno.


Beijo e Ótima Semana para Todos! :D


5 comentários:

  1. Monalisa querida. Que charme, menina!! Sabe que nunca comi physalis??? Até minha filha já comeu, qdo era criança com a escola, qdo estava estudando frutas...
    Sabe, gosto do jeito "bagunçado" como vc se referiu, acho charmoso, e como vc é caprichosa até parece intencional. E é sincera, pois tem muita gente que erra, não conta e diz que foi proposital...rsrs
    Vixe, não fui no Ibira no domingo, estava uma friaca danada e com chuva...minha caminha me pareceu um programa melhor. É a primeira vez desde que começou a ter o Yoga pela Paz que faltei, morri de vontade de ir, mas minha preguiça não me ajudou...rsrs
    beijocas, tudo de bom e vamos mentalizar forte pra espantar esse frio

    ResponderExcluir
  2. Monalisa, to nessa de intolerante há pouco tempo e ainda to meio perdida com algumas coisas, mas seu site tem me ajudado bastante. Hoje tentei a receita de brigadeiro sem lactose e é simplesmente uma DE LI CIA.
    Fiquei com uma duvida quanto essa receita: esse creme de soja é o creme de leite ou nao tem nada a ver?!?! Onde eu acho?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana! O creme de soja é o substituto sem lactose de creme de leite. Você encontra em grandes supermercados ou em lojas de produtos naturais. Existe da marca Batavo ou Olvebra.
      Também há outra opção, que é o creme de arroz da marca Bio Rice, mas esse é mais difícil de encontrar, geralmente só encontro em lojas especializadas. Beijos!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá, Ana Priscila!
      Sem fermento, não vai fermento nesse receita.
      Beijos

      Excluir