Slider

terça-feira, 12 de julho de 2011

Tofupiry Sem Lactose

Olá Pessoal!

A receita de hoje faz parte desta pizza. Se trata desta cobertura imitando um catupiry.
A massa, que claro é sem lactose (e sem ovos), vem num próximo post ok?

Faz muito tempo que tenho esta receita guardada. Tempos atrás comprei o tal levedo de cerveja no mercado para fazê-la e quem disse que eu lembrava que ela existia? E para ser sincera, estava duvidando um pouco se ficaria realmente boa... por isso apelidei a receita de "Receita estilo São Tomé - só acredito comendo", hehe. 

Então lá fui eu, toda feliz fazer a tal receita e é claro, tinha que dar alguma coisa de errado. Mas... no final o errado ajudou a ficar certo e eu gostei bastante. O gosto é bom, é bem leve e com um gostinho de limão lá no fundo. 
Nunca mais suas pizzas serão as mesmas e o bom é que você pode usar o tofupiry em váááárias receitas: recheio de pastel, recheio de tortas, pizzas, escondidinhos, recheio de pães, enfim... uma maravilha! 

Tofupiry Sem Lactose
Fonte: Ligeiramente adaptado do blog A delícia de viver o que acredita.

Rendimento: Uma receita inteira consegue rechear duas pizzas médias e uma grande. 

500 gramas de tofu
100 gramas de óleo
10 gramas de sal
20 gramas de levedo de cerveja (ou a gosto)
suco de 1 limão médio
100 gramas de polvilho azedo
+- 200 ml de leite de soja para uso culinário sem açúcar (eu usei 200 ml de água + 1 colher de sopa de extrato de soja)
aprox. 200 ml de água fervente

1. Bata no liquidificador o tofu com o óleo. Acrescente os demais ingredientes, exceto o leite de soja e a água fervente, e bata até ficar homogêneo.
2. Leve a mistura ao fogo médio, acrescente o leite de soja mexendo sempre e aguarde engrossar - aprox. 3 minutos. A mistura vai engrossar toda de uma vez e vai ficar uma "bola" horrível de mexer. 
4. Retire a panela do fogo, acrescente a água fervente aos poucos e mexa até virar uma mistura cremosa, se for preciso, coloque um pouco mais de água fervente.

 
A "bola" tem que virar isso aqui, é como se fosse a textura de requeijão beeeeem cremoso.

 
Quando você levantar a espátula, precisa descer bem lentamente, bem cremosa.

 
E vai desgrudar do fundo da panela como se fosse um brigadeiro.

Espere esfriar e use como desejar. O jeito mais fácil de trabalhar com o tofupiry é colocando num saquinho plástico, aqueles de alimentos, cortando a ponta do saquinho e utilizando como se fosse uma bisnaga de catupiry. 

Quando eu fiz e virou a bola horrorosa, provei e estava um gosto muito forte de levedo de cerveja misturado com limão. Na pressa, acrescentei água quente e ficou ótimo, além de ter acertado a textura o sabor ficou mais leve e gostoso.
Não testei colocando mais leite de soja ao invés da água, acredito que fique bom do mesmo jeito.

Agora já temos um substituto para o querido caturipy!

Espero que gostem! Beijos!

11 comentários:

  1. Monalisa, receita surpreendente! Mesmo eu que não tenho problemas com lactose fiquei super curiosa quanto a este tofupiry! Tem mesmo que colocar esse levedo?? Qaul será sua função na receita? bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi Akemi! Eu achei algumas receitas na net que não utilizam o levedo de cerveja, algumas até misturam ervas finas para dar um outro sabor ao tofupiry. Eu acredito que a função seja contribuir para que o sabor fique mais parecido com o catupiry de verdade, é a primeira vez que uso levedo em uma receita então não sei te dizer ao certo se é isso mesmo, me deu essa impressão de agregar sabor.
    Se fizer alguma receita sem ele me avise! Eu com certeza vou fazer esta receita mais vezes, se eu fizer antes de vc eu te aviso ok? Grande Bjo! =)

    ResponderExcluir
  3. Monalisa: se tu não tivesse contado o detalhe de 'só acreditar comendo' então eu diria isso! Parece incrível atingir a mesma textura do catupiry! Ah mas isso é demais de bom!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Monalisa. Eu gostaria de saber se posso substituir o leite de soja por leite com redução de lactose, pois eu venho tomando ele e não tive nenhum problema (e bem mais saboroso). ^^
    Adorei suas receitas, vou passar sempre por aqui. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acredito que não haverá problemas ao fazer essa substituição. Só não sei se pode alterar alguma coisa com relação ao sabor... creio que não, mas de qualquer forma, só testando mesmo para ter certeza. :) Muito Obrigada e beijos!

      Excluir
  5. Olá! Não estou comendo glúten, será que é possível usar um substituto para o levedo de cerveja? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente não sei te dizer qual seria o melhor substituto. Já vi muitas receitas de tofupiry que não usam o levedo, apenas o limão. Você pode simplesmente excluí-lo e se quiser, até usar ervas finas, orégano... para agregar sabor.
      Beijos

      Excluir
  6. amei todas as receitas do seu site.....nao tenho nenhum problema com lactose mais o emu marido tem e tive que me adaptar e vendo o sue site vi que ele ainda pode comer de tudo desde que seja feito em csa........MUITO OBRIGADO......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu que agradeço! Espero que vocês aprovem as receitas! Grande beijo!

      Excluir
  7. Olá, aderei saber que existe um substituto para o catupiry! Estou fazendo cupcakes salgados, e uso catupiry para cobrir! Minha amiga tem um filho q tem intolerância a lactose e ela quer encomendar para ele. Fico feliz em poder fazer um cupcake gostoso e que ele possa comer! Então agradeço mto a receita! E gostaria de saber, se posso armazenar na geladeira o que sobrar e por quanto tempo? Obrigada, adorei a receita!

    ResponderExcluir