Slider

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pissaladière


Olá Pessoal!

Caí de amores por essa receita. Estou totalmente apaixonada!
Uma mistura de pão com pizza, tem coisa melhor? 
Além do prazer em provar algo tão gostoso, a preparação desta receita proporciona outros benefícios: o calor do forno te aquece nestes dias congelantes e perfuma o ambiente com um cheiro maravilhoso. :D


Tive a alegria de encontrar esta receita no site Think Food, do Diego Barreto. Lá vocês podem conferir toda a explicação e história sobre a pissaladière. Infelizmente não pude prepará-la utilizando os ingredientes tradicionais (eu não tinha todos os ingredientes na despensa). Mas da próxima vez, faço questão de provar a verdadeira. =)


Pissaladière Sem Lactose, Sem Soja.
Fonte: Receita retirada do site Think Food, de Diego Barreto.

Massa:
400 gramas de farinha de trigo
20 gramas de fermento biológico fresco (usei 1 pacote de 10 gr de fermento biológico seco)
10 gramas de sal
10 gramas de açúcar
40 ml de azeite
2 ovos
+- 120 ml de água

Recheio:
1 cebola média cortada em rodelas
1 tomate médio sem sementes cortado em rodelas
1 ramo de alecrim fresco
Orégano e pimenta do reino à gosto
azeitonas pretas
azeite de oliva à gosto
(para utilizar o recheio tradicional, vejam a receita do Diego clicando aqui)

1. Misture todos os ingredientes em uma tigela grande, exceto a água.
2. Coloque metade da água e comece a sovar. Adicione mais água se necessário, não é obrigatório utilizar toda água. A massa deverá ficar lisa e homogênea, ela fica um pouquinho grudenta. (a massa é fácil de trabalhar, eu sovei a minha dentro da tigela mesmo)
3. Cubra com pano úmido e deixe crescer em lugar quente até dobrar de volume.
4. Abra a massa dentro de uma assadeira redonda grande untada com azeite de oliva e deixe crescer por mais 30 minutos. (não utilizei o rolo, fui abrindo com as mãos e dando o formato de pizza, a espessura deve ser de pelo menos 1 cm, a minha ficou com um pouco mais)
4. Após o descanso, pincele a massa com um pouco de azeite e coloque os ingredientes do recheio.
5. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus até dourar.

Recomendo fazer duas receitas, vale a pena!



Bjos e Boa Semana a Todos!!!

10 comentários:

  1. Eba, aqui vou conseguir comentar!!
    MeoDEos!Eu sem pre fico com receio de fazer, mas só de olhar dá uma vontade, nossssssa, eu amo tomate assado, vou dar uma espiadinha no outro link.
    Tá linda e apetitosa demais essa Pissaladiére, Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Monalisa querida

    Bela dica ter se inspirado naquele site maravilhoso, o Think Food! Gostei muito dessa receita estar entre pizza e pão, e pra te ser sincera até prefiro massas sem queijo. Acompanhada de um bom vinho fica divina. Parabéns, como sempre você nos brinda com receitas muito bem executadas e apetitosas.
    beijocas!!

    ResponderExcluir
  3. Monalisa, eu de novo...dá uma olhada nesse blog que está começando, tem algumas receitas com tofu, uma delas chamada Tiramisoja (alusão ao Tiramissu). Acho que você vai curtir. Beijão!

    http://www.atitudezen.com/

    ResponderExcluir
  4. Sandraaaaa querida! Estamos numa sintonia fortíssima! Faz muito tempo que eu estou com vontade de fazer o tiramissu com tofu, eu queria ter feito para o meu aniversário, mas fiquei com medo, porque até então não tinha encontrado nenhum blog que tivesse uma receita bacana e a receita que eu tenho em um livro não estava me passando muita confiança. Muitíssimo obrigada por ter me enviado esta dica! Adorei o blog, vou preparar esta receita em breve! Nossa, fiquei surpresa mesmo com a sintonia! rsrsrs Grandes Bjos!!! =)

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelo seu blog!é muito importante divulgar receitas sem lactose, já que cada vez mais existem casos de pessoas com intolerância!

    muito parabéns! e boas receitas!

    ResponderExcluir
  6. adorei seu blog e suas receitas!!!
    tb adoro cozinhar e descobri recentemente que tenho IL!
    está de parabéns, um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Monalisa querida
    Puxa, não tinha lido, que ótimo que vc gostou, sem puxasaquismo que não é minha praia, mas teu blog é um dos que mais admiro, pois é um grande serviço de auxílio às pessoas que tem necessidade de ter alternativas para sua intolerância alimentar. Daí a Betis, autora daquele blog com o qual tbm me identifiquei apresentou-se lá no meu blog e eu super lembrei de vc, e de mim, pois lá tbm é pra pessoas como eu, que tem intolerância à carne e querem alternativas para uma alimentação saudável.
    Puxa, escrevi um livro...rsrs
    Beijos e um bom finde

    ResponderExcluir
  8. Vc sabe me dizer a medida dos substitutos da farinha de trigo (farinha de arroz por ex...)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cinthia! Qualquer substituição vai resultar em um pão completamente diferente. Como em receitas sem glúten não é possível substituir a farinha de trigo por apenas 1 tipo de farinha, será necessário realizar testes. Sugiro que você escolha uma das outras receitas de pães sem glúten aqui no blog. Beijos

      Excluir