Slider

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Bolo de Natal da Nigella!



Olááá!

Hoje a receita é de Dona Nigella. Deveria ser proibida no Brasil a transmissão de programas de culinária que se passam no Hemisfério Norte.
O povo lá de cima nessa época do ano está congelando na neve, tomando chocolate quente e comendo comidas fumegantes. Enquanto nós, aqui da parte de baixo, estamos derretendo nesse calor infernal, com direito a temporais quase todas as tardes.

Pois então, Dona Nigella, com aquele sotaque Britânico todo pomposo, fez o programa de Natal com um bolo-pudim de especiarias e açúcar mascavo que deve ser comido quente. A minha lombriga não tem noção, ela não quer saber se está mais de 30 graus, mas eu ainda tenho algum bom senso e resolvi não fazer.

Porém hoje dei de cara com a receita do bolo fumegante de novo. Aí levei isso como um sinal dos céus e resolvi fazer o bolo (mas só meia receita para não perder totalmente a noção).

A Nigella avisou no programa que o bolo não fica bonito (e não fica mesmo). Mas ele fica bem gostoso, com gostinho de Natal. Claro que ninguém vai fazer esse bolo para a ceia, mas se você estiver de bobeira em algum final de tarde chuvoso (quando dá aquela refrescadinha básica), faça meia receita e divirta-se.


Pudim-Bolo Quente de Natal da Nigella versão Sem Lactose
Ligeiramente adaptado daqui. (O GNT não colocou a receita completa)

150 gramas de farinha de trigo
100 gramas de açúcar mascavo (e mais um pouco para polvilhar)
1 colher chá de gengibre em pó (e mais um pouco para polvilhar)
1 colher chá de mix de especiarias (cravo, canela em pó, etc) (e mais um pouco para polvilhar)
1 colher de chá de fermento
125 ml de leite (usei leite de soja)
60 ml de óleo
1 ovo
6 colheres de chá de manteiga (usei creme vegetal)
500 ml de água fervente

1. Em uma tigela, misture até ficar homogêneo: a farinha, o açúcar mascavo, o gengibre em pó e as especiarias, o fermento, o leite, o óleo e o ovo.

2. Coloque a mistura em uma forma untada com um pouco de óleo (escolha um recipiente de cerâmica ou vidro porque você não vai desenformar).

3. Em cima da mistura, polvilhe de forma generosa um pouco mais de açúcar mascavo, um pouco mais do gengibre em pó e do mix de especiarias (a idéia é formar um caramelo por cima).

4. Espalhe as 6 colheres de chá de creme vegetal em cima da mistura e jogue os 500 ml de água fervente em cima de tudo. (Depois disso, tem alguma maneira desse bolo ficar bonito? :P)

5. Coloque em forno pré aquecido no fogo médio e asse por 30 minutos.

Quando retirar do forno, espere uns 10 minutinhos antes de servir. A Nigella serviu o pudim-bolo dela com um creminho feito com creme de leite e advocaat (licor) e eu servi o meu com um chantilly vegetal e cerejas. Mas eu ainda prefiro puro! =)
 


4 comentários:

  1. olá achei muito gostosa a sua dica, porem o mix de especiarias vende pronto? onde posso achar?
    grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vende pronto sim, já encontrei em diversos supermercados. Beijos

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se chantily vegetal seria aquele tipo chanty mix Amelia??? Sabe de mais algum sem lactose??? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também já usei chantilly sem lactose da marca Fleishmann. Beijos

      Excluir